moradia dependência química 16

· 5 min read
moradia dependência química 16

Ebc Moradias Coletivas Ajudam Dependentes Químicos A Retomar Convívio Social
Foi desenvolvida para auxiliar famílias a escolher a melhor opção de internação para Tratamento de Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria em substâncias psicoativas. "São eles que fazem as compras do mês, limpam a casa, fazem comida. Fazemos uma espécie de assembleia e dividimos as tarefas semanalmente de acordo com as habilidades de cada um", relatou Maria Carolina Nogueira, psicóloga que atua diretamente na residência. Além das tarefas internas da casa, os moradores cuidam de uma horta que funciona inclusive como instrumento de vínculo com a comunidade. "O que nasce lá, a gente usa na casa, mas os vizinhos também vêm aqui pegar alguma coisa", contou João. Todavia, essas atividades, tem por objetivo sobretudo promover o conhecimento e análises de conflitos e busca de soluções, individuais.

moradia dependência química



O público alvo é bastante abrangente e não se limita somente àqueles recém saídos de internação. Mesmo havendo uma programação terapêutica coletiva, há também uma programação específica para as necessidades individuais, tendo em vista os freqüentes transtornos associados à dependência química e, eventualmente, apoio de acompanhante terapêutico quando necessário para atividades externas individuais. A Clínica De Recuperação Restituindo Sonhos possui diversos programas e métodos que visa o tratamento eficaz do dependente químico, como atendimentos domiciliar, vagas semi social para pacientes com baixa renda, oferecendo até 50 % de desconto em algumas internações e as moradias assistidas. Este tipo de sistema ajuda o paciente aliviar o isolamento social, aliviando alguns transtornos mentais, desmistificando o modelo em que o paciente ou o dependente é visto pela sociedade como um doente. As moradias assistidas são apresentadas como uma casa, tendo utensílios domésticos, móveis e o conforto de um lar.
Para isso, é preciso passar por uma avaliação clínica que deverá decidir qual o melhor caminho ao qual o paciente deverá seguir. O paciente para aderir a uma moradia assistida precisa estar limpo a pelo menos dois meses. É importante considerar se a clínica escolhida atender as normas e legislações federais, estaduais e municipais antes de fazer a internação. Para saber se o seu município consegue encaminhamentos para clinicas  de reabilitação, entre em contato com a prefeitura.
Lembre-se toda ação tem uma reação, estas são algumas regras que permitem prosseguir e crescer durante esta experiência, mas para isso é indispensável a motivação pessoal de cada um e a mente e coração abertos para confiar nos demais. A instituição não tem a intenção de mudar o caráter de uma pessoa, mas quer ajudar a estimular uma mudança de estilo de vida em cada um, que permita superar a dependência e ajude a reinserir-se e integrar-se na sociedade. As regras em síntese, devem servir de meio (não o único, mas certamente o mais eficaz) para atingir estes objetivos. A clínica de Recuperação Restituindo Sonhos é certificada e especializada no seguimento de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras.
Apesar das contradições entre pesquisadores, o modelo que melhor o explica é o modelo de família ou modelo social. Essas residências são adaptadas às necessidades individuais e coletivas dos dependentes químicos. Além das sessões individuais com psicólogos, as casas de recuperação trabalham com bastante terapia em grupo, e outras atividades ligadas as artes, musica, e jogos entre si. Tudo isso ajuda o paciente a se fortalecer e se expressar, a fim de que encontre uma maneira interna de lidar com as questões pelas quais passou e as dificuldades que enfrentará daqui para frente.

moradia dependência química


O objetivo é ajudar a pessoa a se preparar para conviver em sociedade novamente, agora, livre do vicio. Esse é o trabalho mais importante, pois a reintegração da pessoa na sociedade tem que ser feita com um constante apoio psicológico através de terapias, onde o profissional vai trabalhar com o paciente para que este não tenha mais recaídas. Cada tipo de tratamento possui uma abordagem específica e adequada para atender as reais necessidades e o grau de dependência química em que os pacientes se encontram, sendo realizados por nossa equipe médica e psicoterapêutica que acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação. A ideia da Moradia Assistida surgiu após verificarmos a necessidade de uma opção de tratamento para dependentes químicos com o intuito de desinstitucionalizar pacientes crônicos, que possuem potencial de se reinserirem gradualmente na sociedade e na família. Em uma internação involuntária, como o próprio nome diz, o dependente químico é internado contra a sua vontade, já que este não é capaz de perceber a situação em que se encontra, a fim de receber o tratamento adequado para a sua doença. A escolha dos profissionais que cuidam dos nossos pacientes em todas as nossas clínicas de recuperação é feita de maneira cuidadosa, tamanho cuidado reside no fato de termos consciência absoluta sobre a responsabilidade de cuidar e reabilitar uma vida.


Assim como no projeto municipal, a ideia é que a prioridade seja para os moradores de rua, que depois do processo de internação precisam de um tempo para reestruturar a vida. Segundo Elenice Castelli, interlocutora de Saúde Mental da Prefeitura de São Paulo, a maioria tem alcançado a meta do programa, que é conseguir gerir a própria vida, voltar para a família e construir um lar. “Ele volta a ser sujeito, com condição de ser visto", explica. Enquanto estão na casa, os residentes recebem atendimento terapêutico no Caps. "Aqui [na residência], eles são moradores. Lá, eles são pacientes", diz Elenice. Diferentemente dos processos de internação, os residentes têm autonomia para transitar pela casa e fora dela. O seu objetivo é promover uma rede social de apoio para pacientes dependentes de álcool e/ou drogas que não necessitam ser institucionalizados, mas que se beneficiariam de uma estrutura suportiva de tratamento em um atmosfera de sobriedade (Polcin, 2001).
A Moradia Assistida (MA) é uma abordagem terapêutica que surgiu na década de 60, principalmente nos EUA, a partir de grupos de pessoas que trabalhavam em hospitais psiquiátricos e buscavam uma nova modalidade de tratamento para seus pacientes. O tratamento para dependentes químicos com Ibogaína ainda não está oficialmente reconhecida pela ANVISA. A ideia aqui é que os dependentes químicos saiam da moradia assistida e construam seu próprio espaço, de modo a estarem mais estruturados e fortalecidos.
clinica de reabilitaçao
O sucesso obtido na aplicação do Programa Terapêutico da Casa Liberdade é fruto da experiência de uma equipe multidisciplinar. Todas as nossas saídas são acompanhadas e supervisionadas para que a pessoa crie segurança e não se coloque em risco. Trabalhando elementos como por exemplo a responsabilidade de cada acolhido com o espaço, com os demais, e sobretudo consigo mesmo.
Aqui, dividimos o tratamento da dependência química em três etapas distintas e complementares. Cada casa de recuperação tem as suas próprias diretrizes, assim como os seus tipos de tratamento e serviços oferecidos. Na fase de ressocialização é trabalhada a reintegração do cliente ao convívio social, retomada do vínculo afetivo com a família e autonomia para a vida em comunidade. Em geral, o plano terapêutico é dividido em 6 meses, mas o tempo necessário pode variar, dependendo da evolução do paciente durante a internação, onde ele será constantemente avaliado por toda a equipe multidisciplinar, podendo durar mais ou menos tempo. É de suma importância entender que a dependência química é uma doença crônica, que pode ser tratada e controlada, e jamais um desvio de caráter do indivíduo. Além disso, também contamos com um consultório localizado próximo ao centro de Curitiba para tratamento ambulatorial, pós-clínica e grupo de apoio ao paciente e familiares.